domingo, 31 de agosto de 2008

XB-19: O Gigante da Douglas

Esse enorme bombardeiro fez uma pequena aparição num episódio do antigo programa “Acredite se Quiser” que passava na extinta TV Manchete e é uma das armas secretas da II Guerra que não entraram em operação.Na verdade,de 1941 a 1946 ele foi o maior avião jamais construído nos Estados Unidos e serviu de base para os bombardeiros pesados que viriam depois.

O Douglas XB-19 foi o maior avião construído pelos EUA até a chegada do Convair B-36 Peacemaker em agosto de 1946.O XB-19 surgiu a partir de um projeto de meados dos anos 30.Em 5 de fevereiro de 1935 o Corpo Aéreo do Exército iniciou um projeto secreto para um bombardeiro de longo alcance.O projeto recebeu o codenome de “Projeto D” e foi considerado altamente secreto.A fabricação em série não fora considerada visto que o “Projeto D” era mais um veículo para a avaliação de conceitos do que uma proposta séria para uma aeronave militar de produção.



Discussões preliminares foram conduzidas entre a Douglas e a Sikorsky,as duas únicas companhias que mostraram qualquer interesse em participar do projeto.O Exército queria que o protótipo estivesse pronto em 31 de março de 1938.Em 9 de julho de 1935 a proposta da Douglas recebeu designação de XBLR-2,as letras BLR significavam Bomber, Long Range.Ao mesmo tempo,o competidor da Sikorsky foi designado XBLR-3.Um contrato cobrindo desenhos e detalhes preliminares,a construção de um modelo em escala real e testes de componentes críticos foi enviado à Douglas em outubro de 1935,sendo aprovado em 18 de outubro.

Em março de 1936 foram inspecionados os modelos de madeira em escala real de ambos Douglas e Sikorsky,a proposta da Douglas mostrou-se superior e o contrato para o Sikorsky XBLR-3 foi cancelado.O progresso no XBLR-2 seguiu lento devido aos poucos fundos causados pelo limitado orçamento militar alocado para pesquisas e desenvolvimento durantes os anos da Depressão Americana entre 1935 e 1937.A aeronave foi concebida como um monoplano grande,com asa baixa e quatro motores.Também foi adotado um trem de pouso triciclo,algo incomum para a época.Esse trem de pouso foi testado num Douglas OA-4B Dolphin anfíbio emprestado à companhia pelo Exército.

O XBLR-2 deveria ser originalmente impulsionado por quatro motores Allison XV-3420-1 refrigerados a líquido,com 24 cilindros e 1600 hp cada.O XV-3420 era basicamente um par de motores refrigerados a líquido e 20 cilindros V-1710 unidos na forma de um único motor.Em 2 de novembro de 1936 a Douglas decidiu substituir o Allison originais por motores radiais refrigerados a ar Wright R-3350 de 2000 hp.

A simbologia BLR foi abolida em 1936 e o XBLR-2 foi renomeado B-19.No fim de 1937 fundos suficientes foram liberados e em 19 de novembro desse ano um novo contrato para a construção de um único protótipo sob a designação XB-19 foi emitido,embora não tivesse sido aprovado até 8 de março de 1938.O número de série 38-471 seria dado ao aparelho.No fim de 1938 o XB-19 estava bem atrasado devido à falta de fundos adequados para a USAAC.A Douglas fora forçada a gastar muito de seu próprio dinheiro no projeto XB-19 e precisou desviar o pessoal do pessoal encarregado para outros projetos com mais chances de serem produzidos no futuro.Nessa época o peso do XB-19 tinha aumentado excessivamente,resultando na expectativa de uma performance cada vez mais pobre com os motores que haviam sido planejados.Durante os três anos anteriores os avanços na tecnologia tinham sido tão rápidos que o desenho básico do B-19 já estava completamente obsoleto.Consequentemente,em 30 de agosto de 1938,a companhia recomendou ao Exército que o contrato para o XB-19 fosse cancelado.

De qualquer modo,a Divisão de Materiais do Exército recusou-se a abandonar e a construção do primeiro protótipo continuou em ritmo lento na Douglas.Em 1940 o Exército,talvez reconhecendo que o XB-19 tinha perdido muito da sua importância,finalmente removeu o avião da sua lista de projetos secretos e o aparelho tornou-se uma notícia quente para a imprensa,noticiado como um novo bombardeiro de longo alcance dos EUA contra ameaças estrangeiras.

Acima:O XB-19 perto de ser completado na Fábrica da Douglas no Aeroporto Santa Mônica.Foi o primeiro bombardeiro equipado com trem de pouso triciclo e comandos com estimulação de força.

O XB-19 foi finalmente completado em maio de 1941.Era muito grande,todo em metal,asa baixa e trem de pouso triciclo.Tinha uma envergadura de 64,6m e o tremendo peso máximo de 72000kg.Era o maior avião já construído pelos EUA e assim permaneceu até a construção do Convair B-36 em 1946.O XB-19 era impulsionado por quatro motores Wright R-3350-5 com 2000 hp cada na decolagem.A capacidade interna de combustível era de 41400 litros,com provisão para a instalação de tanques adicionais de 3296 litros no compartimento de bombas para alcance adicional.As bombas podiam ser carregadas tanto no compartimento interno quanto sob dez suportes sob as asas.O compartimento interno podia acomodar 8 bombas de 900kg, 16 bombas de 500kg, ou 30 bombas de 270kg.Os dez suportes sob as asas podiam acomodar bombas acima de 900kg para missões de curto alcance.A capacidade máxima de bombas era de 8480kg.

O armamento defensivo do XB-19(não montado na época em que foi completado)era muito pesado para a época.Consistia de um canhão de 37mm e uma metralhadora ponto 30 no nariz e torretas frontais no dorso,uma metralhadora ponto 50 na cauda,torreta dorsal traseira ,torreta ventral e posições na porta e estribos.Uma metralhadora ponto 30 era montada em cada lado da posição do bombardeador e em cada lado da fuselagem abaixo da cauda do avião.Não havia blindagem para a proteção da tripulação e não haviam tanques de combustível auto-selantes mas esses aspectos com certeza teriam sido incluídos se o XB-19 tivesse entrado em produção.

A tripulação normal de combate no XB-19 era de 16:piloto,co-piloto,comandante da aeronave,navegador,engenheiro de vôo,operador de rádio,bombardeador e 9 artilheiros.De qualquer modo,podiam ser levados mais dois mecânicos de vôo e seis outros tripulantes num compartimento especial instalado na fuselagem acima do compartimento de bombas,esse compartimento era dotado com oito assentos e seis camas.Passagens na asa permitiam aos mecânicos acessar os motores mesmo durante o vôo.O XB-19 tinha também uma cozinha de bordo completa para a preparação de comida quente em vôo.

Acima:O XB-19 decola pela primeira vez,em 27 de junho de 1941.Uma multidão de funcionários da Douglas se aglomera no Aeroporto Santa Mônica para assistir o evento(alguns podem ser vistos em cima do telhado da fábrica).Esse vôo inicial durou 55 minutos.

Com quase três anos de atraso,o primeiro vôo do XB-19 ocorreu em 27 de junho de 1941 em Clover Field,Santa Mônica.A tripulação era de sete homens,comandados pelo major Stanley M.Umstead.O aparelho voou para March Field,sendo avaliado pelo Exército em seguida.Havia tanto entusiasmo popular ao redor do XB-19 que o Presidente Franklin Roosevelt telegrafou congratulações a Donald Douglas por seu sucesso.A construção do XB-19 tinha levado tanto tempo que dois meses antes de seu primeiro vôo tinha sido realizada a competição para o contrato de seus sucessores,o XB-35 e XB-36.



Acima:Puxar as hélices para a partida dos motores exigia a força de seis homens.As hélices giravam em baixa rotação para expelir o óleo acumulado na base dos cilindros.

30 horas de vôos de teste foram conduzidos pelo fabricante em March Field antes do XB-19 ser aceito pelo Exército como experiência em outubro de 1941.Após o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941,como precaução o XB-19 foi pintado com camuflagem e suas armas foram carregadas durante seus últimos quatro vôos de testes na Califórnia.Em 23 de janeiro de 1942 o XB-19 foi transferido para Wright Field em Dayton,Ohio,bem longe do alcance de qualquer aeronave de ataque japonesa.


Acima:Vista do bombardeador.

Após mais testes e algumas modificações menores que incluíam a instalação de freios melhores,a aeronave foi formalmente aceita pelo Exército em junho de 1942.O Exército pagou à Douglas 1400.064 de dólares pelo XB-19,de qualquer modo,a Douglas gastou 4 milhões de dólares seus para completar o avião.Apesar de tudo o XB-19 provou nos testes que era relativamente livre de problemas,com a excessão de dificuldades com a refrigeração dos motores.Esses problemas pediam que as válvulas de refrigeração fossem mantidas abertas durante vôos longos,reduzindo a velocidade máxima a 12000m de 224 para 204 mph.

Acima:O XB-19 taxiando no Aeroporto Santa Monica.O grande peso do avião chegou a quebrar o pavimento em alguns pontos.

Após o fim de seus vôos de teste,o XB-19 foi modificado em Wright Field como avião de carga e equipado com quatro motores refrigerados a líquido e 24 cilindros e com superturbochargers Allison V-3420-11 com 2600 hp.Eles eram a versão de produção dos motores originalmente planejados para o avião.Ele foi redesignado XB-19A e podia alcançar uma velocidade máxima de 426km/h e não mais sofreu com problemas de refrigeração no motor.

Acima:Posição do artilheiro superior.

Embora o XB-19/XB-19A nunca tenha entrado em produção,ele forneceu dados extremamente valiosos para o desenho de outras aeronaves grandes como o Boeing B-29 e o Convair B-36.O XB-19A fez seu último vôo em 17 de agosto de 1946 quando partiu de Wright Field rumo à Davis-Monthan Field no Arizona,onde foi colocado em armazenagem.Nesse mesmo mês ele perdeu seu status de maior avião nos Estados Unidos quando a Consolidated-Vultee completou o XB-36.O XB-19 permaneceu abandonado no deserto por três anos e em junho de 1949 o avião,que poderia ter sido a peça central do recém-criado museu da Força Aérea,foi finalmente desmantelado para reciclagem de aço.De qualquer modo,de alguma forma a seção do nariz foi parar num ferro velho em Alameda Street em Los Angeles e ainda podia ser vista no final de 1955.O único componente sobrevivente do XB-19 é uma roda,exibida na Base Aérea Warner-Robins na Geórgia.

Acima:O XB-19 em Davis-Monthan,onde foi sucateado.


Dados Técnicos do XB-19A:

Tripulação: 18, Motores: 4 motores Allison V-3420-11 V24 ,Comprimento: 40,2m, Envergadura: 64,6m, Carga Alar:170 kg/m², Altura: 13m, Peso Vazio: 63500kg, Peso Carregado:72000kg, Peso Máximo na Decolagem:74400kg, Velocidade Máxima: 426km/h,Velocidade de Cruzeiro: 266km/h, Alcance:6800km,Teto de Serviço: 12000m, Raio de Subida:3,3m/s.

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