O helicóptero usado no filme era um Aeropatiale SA-341G Gazelle,modificado com um canopy estilo Apache.Dois helicópteros foram comprados pela Columbia Pictures e voaram para o Cinema Air em Carlsbad(um era mantido no solo como reserva para as filmagens),onde foi pesadamente modificado para o filme pela Hughes.As alterações deixaram o helicóptero tão pesado que vários truques de câmera e miniaturas tiveram que ser usados para dar a ilusão de que a nave era ágil no filme.O Gazelle nunca fora projetado para voar com tal peso adicional.Na cena final por exemplo,onde o Trovão Azul realiza um looping espetacular,foi usado um modelo rádio-controlado.O Gazelle real nunca seria capaz de tal manobra.De fato,o primeiro helicóptero a realizar um looping completo de 360 graus na vida real foi o AH-64 Apache.
Acima:Modelos rádio-controlados usados no filme.Os dois Gazelles SA-341G eram o S/N 1066 e S/N 1075 e foram fabricados em 1973.Após o filme,um dos helicópteros foi vendido a Mike Groovy,um colecionador de aeronaves de Clovis, Novo México.Groovy o alugou para outra companhia de cinema que estava filmando “América”(uma mini-série da ABC sobre a ocupação dos EUA pela União Soviética),o helicóptero foi pintado de preto e os microfones foram retirados.Após as filmagens ele voltou para Groovy.O helicóptero acabou desmantelado,a metralhadora do nariz foi destruida num acidente com uma pickup e outras partes como o canopy foram vendidas a terceiros.Estima-se que partes do Trovão Azul original tenham muito valor no mercado de relíquias de cinema.
Acima:Uma foto rara de um dos Gazelles que foi transformado em Trovão Azul para o filme.
Acima:Uma das cabines falsas usadas somente para closeups dos atores.Encontram-se abandonadas num dos estúdios da MGM na Flórida.
Em 1984 a ABC produziu uma série de TV baseada no filme e que também chegou a passar no Brasil,nela um time especial da polícia usava o Trovão Azul para enfrentar o crime.O helicóptero reserva ,bem como muitas cenas do filme original foram usados na série.Apenas 11 episódios de 60 minutos cada foram produzidos.A série foi cancelada devido à concorrência com outro helicóptero,o Águia de Fogo da CBS.Outra causa para o cancelamento foi o fato de a série Trovão Azul ter estreado no mesmo horário da famosa série de TV Dallas da CBS.
Acima:Trovão Azul da Monogram na escala 1:32.
O filme não apresentou nada mais do que um passatempo descartável para as platéias dos anos 80 e a série não passou de uma tentativa fracassada de obter alguma audiência numa época em que na TV reinavam seriados como Super Máquina,Automan,Moto Laser e tantos outros.Eu pessoalmente nunca esqueci daquele fantástico helicóptero que fez parte da minha infância.Bem me lembro que fiquei louco para ter um dos brinquedinhos do filme(acho que eram da Glasslite).
Ô tempo bom que não volta mais!
2 comentários:
Valeu pelas boas lebrancas que vieram a tona!
Mas já que vc citou gostaria muito de ver umamatéria sobre o Aguia de Fogo e seus pilotos.
Até hoje quando vejo um Bell-222 me lembro daquela musiquinha e do Äguia de Fogo voando sobre o deserto!
Cara ate tava pensando em fazer breve pra pilotar um helicoptero desse.. bell 222 tb sou facinado icnlusive por causa da serie "Aguia de fogo"...seria muito interessante mesmo uma materia...
abraço
Postar um comentário